sábado, 10 de janeiro de 2009

Conversando com Deus

Reproduzo aqui parte do suposto diálogo entre Deus e o autor Neale Donald Walsh. Tá certo que provavelmente o autor seja outra versão dos mercadores da fé contemporâneos e a obra um caça-níqueis da auto-ajuda. Mas sem entrar muito neste mérito, o diálogo traz idéias interessantes que, se não são originais, são boas de lembrar, como a necessidade da separação entre amor a Deus e o medo dEle.

(Suposto) diálogo com Deus :
- Você quer saber as respostas para as perguntas que você tem feito? Será que você quer mesmo as respostas para o que você tem perguntado?- Da montanha mais alta, eu gritei. Do lugar mais baixo, meu sussurro foi ouvido. Através dos corredores da experiência humana, essa verdade ecoou.
- O amor é a resposta. Você tem projetado o papel de pai em Deus. E assim criou um deus que julga, recompensa, ou pune. Você criou um amor com base no medo. E este amor baseado no medo domina as suas experiências. Na verdade, as cria.
-Você precisa do medo para ser, fazer, e ter o que é intrinsecamente correto? Você precisa ser ameaçado, para ser bom? E o que é ser bom? Quem dita isto?
- Eu lhe digo que é você quem faz as regras. Você traça as diferenças. O amor é tudo. Sim, você já ouviu isso. Até pus num adesivo prá você. Mas nas horas de dúvida, preocupação ou medo, você prefere esquecer.
- Você devia responder à questão. O que o amor faria agora?
- Viver a vida sem expectativas, sem a necessidade de resultados específicos, isso é liberdade. Lembre-se: você está constantemente se recriando. A cada momento, você decide quem, e o que é. Você decide isso através das escolhas que você faz, sobre o que você gosta.
(Neale) -Estou preocupado com o que os outros dirão dessa conversa com você.
- A preocupação é típica de quem não entende a conexão Comigo. Você se lembra da pergunta: “o que o amor faria agora?”
(Neale) - É claro.
- Responda a essa questão, e Eu estarei lá, sempre, e de todas as formas.
- O sofrimento não tem nada a ver com os fatos. Mas como se reage a eles. O que acontece é meramente o que acontece. O que sentimos, é outra questão.
(Neale ) - Quero minha vida de volta.
- Não pode ter tudo o que quer.
(Neale ) - Como? Não posso ter tudo o que quero? Não faz sentido.
- Claro que faz. O seu pedido denota carência. Você quer algo que resolva esta carência, em sua realidade. Devo punir você por fazer uma escolha que eu pus na sua frente? Esta é uma pergunta que você deve se fazer antes de me dar o papel de Deus condenador. Você me implorou para eu aparecer. Para eu m revelar. Estou fazendo isso em termos tão simples que você tem de entender. Eu estou aqui. Bem aqui. Neste momento.
- Agora está na hora de você entrar no espaço de Deus. É o que lhe trará paz de espírito. Em paz de espírito, grandes idéias fluem. Idéias que podem solucionar seus maiores problemas.
- Você acha que este problema grande demais para mim? Tirá-lo do aperto é um milagre grande demais? Talvez seja um problema muito grande para você, mesmo com as ferramentas que lhe dei. Mas você acha que é muita coisa para mim?
- Neale, você me entendeu errado. E entendeu errado a você mesmo. Eu só criei você para ser feliz. Mas você acha que está abaixo de Mim, quando na verdade somos iguais. Sem separação. Eu quero para você o mesmo que você quer.
- Só você está preocupado com o seu sucesso material. Não precisa se preocupar com a sobrevivência. Verdadeiros mestres são aqueles que escolheram viver em vez de sobreviver.
- Vá em frente, faça o que você gosta. Nada mais. Você tem tão pouco tempo. Como pode desperdiçá-lo, fazendo algo que não gosta? Isso não é viver. Isso é morrer.
- Se você quer criar abundância para você, crie abundância para outra pessoa.
- Não se sinta abandonado, pois Eu estarei sempre com você. Eu não o deixarei. eu não posso deixá-lo, pois você é Minha criação e Meu produto. Minha filha, meu filho, Meu propósito. E Eu mesmo. Chame-me onde estiver, e sempre que se sentir-se separado de mim. E Eu estarei lá.

Diálogo retirado do filme Conversations with God, baseado no livro homônimo de Neale Donald Walsh.

Um comentário:

  1. Eduardo,

    Assisti o filme "Conversations with God" recentemente. Gostei! Contudo, parece que ele, o autor, faz parte do movimento New Age. Bom... Não sei muito o quê dizer, pois não me aprofundei na pesquisa, vi apenas que há muitas críticas sobre ele da parte dos cristãos estadunidenses. Para fazer um julgamento criterioso, teríamos de nos ater às minúcias do que ele diz e relacionarmos isso com o que diz a Palavra. Contudo, de antemão, percebo, "intuitivamente", algumas tênues distinções entre as palavras de Walsh e as explanações bíblicas, que por vezes podem passar desapercebidas; mas, que no final, talvez façam uma grande diferença.

    Comentários de alguém que não sabe, aind, muito bem, o que está dizendo.

    Anderson Franco

    ResponderExcluir